Com quantos quilos uma pessoa se torna obesa?

Está na dúvida se está com sobrepeso ou obesa? Estar acima do peso causa uma série de desconfortos físicos, problemas de saúde e dificuldades de locomoção.

Mas saber se está apenas com sobrepeso ou em estágio de obesidade é importante, para que possa procurar ajuda correta.

Quem está apenas com alguns quilos acima do peso ideal consegue fazer ajustes na própria rotina e queimar esse excesso de forma natural.

Já quem está em estágio de obesidade e precisa perder mais de 10 quilos deve recorrer a ajuda especializada.

Tendo como foco avaliar a própria saúde e ter auxílio profissional para uma mudança saudável, eficiente e que prioriza a saúde. Nós vamos te ajudar a identificar qual é o seu caso.

obesidade

Como identificar se estou obesa?

A identificação de obesidade pode ser feita por meio de um cálculo simples, que é o de IMC, sendo feito com a seguinte fórmula:

IMC = Peso ÷ (Altura × Altura);

Após identificar qual é o resultado do cálculo para os seus números, é preciso analisar o seu IMC de acordo com os seguintes critérios:

  • Peso normal: 18.0 a 24,9kg/m2;
  • Sobrepeso: 25.0 a 29,9 kg/m2;
  • Obesidade grau 1: 30.0 – 34.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 2: 35.0 – 39.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 3 ou obesidade mórbida: igual ou superior 40 kg/m2.

Caso tenha identificado obesidade em algum grau, não se desespere! É possível reverter esse quadro e recuperar a sua saúde.

Você pode utilizar a calculadora online de IMC.

Obesidade precisa de tratamento

A obesidade é uma questão grave de saúde, não sendo algo que precisa ser tratado meramente por aspectos estéticos. Uma pessoa com obesidade pode sofrer com uma série de problemas de saúde, como:

  • Dores no corpo;
  • Dermatites e infecções fúngicas;
  • Manchas escuras na pele, especialmente em dobras,
  • Dificuldade de dormir, ronco e sensação de que acorda cansado;
  • Falta de ar;
  • Ansiedade, depressão;
  • Maior tendência a úlceras por problemas circulatórios;
  • Infertilidade e problemas de impotência sexual.

Por tudo isso, é fundamental identificar quando não são apenas alguns quilos a mais. Possibilitando que procure tratamento o quanto antes e tenha ajuda médica adequada.

É possível emagrecer muitos quilos de forma saudável?

Sim! Procurando ajuda de um endocrinologista e nutricionista, é possível perder muitos quilos de maneira eficiente, preservando a sua saúde e melhorando seus indicadores.

O endocrinologista é um profissional fundamental no tratamento da obesidade, podendo acompanhar os exames e medicar eventuais alterações hormonais.

De modo que, o paciente possa ter melhores condições e orientações para o emagrecimento saudável. Em conjunto, a atuação do nutricionista será fundamental para propor mudanças alimentares consistentes.

Propiciando que ocorra uma perda de peso natural, saudável e pautada em mudanças que beneficiam a saúde.

Prática de atividade física é essencial

Seja qual for o grau de obesidade, é fundamental que após a visita ao médico e início de tratamentos que sejam eventualmente necessários, o exercício físico seja incluído na rotina.

Tendo em vista que, esse cuidado possibilitará a queima acelerada de gordura, contribuindo para aceleração do metabolismo.

Seja uma caminhada, ida para a academia, aumento da mobilidade ao longo do dia ou até mesmo prática de exercícios em casa.

É possível vencer a obesidade mudando a própria alimentação, fazendo exercício e acompanhamento de saúde.

Inclusive, não é necessário tomar remédios para o controle do apetite quando existe uma mudança consistente na alimentação. Uma vez que, a comida natural e orientada pelo nutricionista é suficiente para nutrir o corpo e equilibrar o apetite.

Diferentemente dos hábitos alimentares que visam o consumo de produtos industrializados, açucarados e excessivamente calóricos.

O consumo de água em quantidade saudável também é importante para manter a saciedade em dia. A desidratação é um fator que desencadeia o aumento significativo de apetite.

Veja também: Jejum intermitente – Passo a passo para iniciantes (EMAGREÇA COM SAÚDE!)

É possível começar a vencer a obesidade sozinha?

Sim! Mas é preciso se comprometer com o processo, fazendo uma mudança em seus hábitos alimentares e aumento na prática de atividade.

Mesmo quem está muito acima do peso pode conseguir ótimos resultados com mudanças simples, como:

  • Aumentar a ingestão de frutas, legumes e verduras;
  • Diminuir o consumo de bebidas com açúcar como energético, sucos industrializados, refrigerante e chás prontos;
  • Aumentar o consumo de alimentos naturais;
  • Reduzir o consumo de alimentos industrializados como comida congelada pronta;
  • Começar a ter um dia a dia com menos sedentarismo e mais atividade;
  • Beber mais água e fazer consumo de 2 xícaras diárias de chá verde sem adoçar.

Esses são alguns cuidados que possibilitam uma grande mudança em apenas alguns dias. Eliminando os primeiros quilos com velocidade ao adotar esses hábitos mais saudáveis.

Justamente por ser uma estratégia que possibilita desinchar, eliminar líquido retido e contribui para a queima dos primeiros quilos.

Emagrecimento requer ações diárias

Assim como demoraram alguns anos para atingir a obesidade ou sobrepeso, é preciso dar tempo ao corpo para um emagrecimento saudável e capaz de ser mantido a longo prazo.

Afinal, o objetivo é evitar que a mudança seja temporária e após alguns meses ocorra reganho de peso.
O emagrecimento exigirá alguns cuidados diários, tendo como foco fazer alimentação saudável, praticar atividade física todos os dias de acordo com os limites de seu corpo.

Melhorar a performance diariamente deve ser um compromisso de sua parte, para que seja possível perder peso de forma contínua.

Por isso mesmo, a ajuda de um nutricionista serve como um planejamento e estratégia para conquistar esse resultado com maior facilidade.

É possível perder muitos quilos de forma natural?

Sim, é completamente possível perder muitos quilos de forma totalmente natural e saudável. O segredo consiste na mudança de hábitos para estimular seu corpo a queimar calorias.

Existem várias técnicas que podem ser adotadas. Mas a mudança consistente na alimentação e adoção de uma prática de atividade física que realmente sinta prazer em fazer, são alguns dos fatores principais.

Tendo em vista que, isso possibilitará aceleração do metabolismo, queima contínua de calorias e consequentemente a perda de peso acelerada.
Possibilitando que se mantenha firme no objetivo por estar percebendo resultados positivos de suas ações.

Portanto, invista no autocuidado e comece com mudanças simples para que se motive e consiga perder peso todos os dias até sair da obesidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.