Controle sua ansiedade para emagrecer com atividade física

Controlar sua ansiedade pode te ajudar a emagrecer! E saiba que existem diferentes ferramentas para controlar a ansiedade.

A própria atividade física é uma poderosa aliada no controle da ansiedade, ajudando a queimar calorias e evitar o ganho de peso.

Nós vamos te explicar algumas dicas e truques para que sua ansiedade não te faça comer em excesso.

Contribuindo para que possa perder peso, se sentir muito bem com os resultados obtidos e ter mais qualidade de vida.

A atividade física controla a ansiedade

A atividade física controla a ansiedade-emagrecer

A prática regular de atividade física induz o corpo a liberar uma série de hormônios que são responsáveis pela sensação de bem-estar.

Essa liberação hormonal desencadeia bons resultados no controle da ansiedade. Combatendo os principais sintomas do transtorno de ansiedade.

O exercício também contribui para dormir melhor, aspecto que melhor a liberação de uma série de hormônios no corpo.

É muito comum que o ansioso sofra de insônia, por isso, é indispensável ter o cuidado de adotar um exercício que gosta de fazer para que seja parte de seu tratamento.

Contribuindo para a melhora da qualidade de vida e bem-estar, diminuindo a frequência de crises e ajudando no tratamento.

Obviamente, somente os exercícios não são suficientes sem um cuidado e acompanhamento de psicólogo e psiquiatra.

Cuidado com competições esportivas

Quem está buscando melhorar a qualidade de vida e tratamento da ansiedade por meio da prática de exercícios deve evitar inicialmente modalidades competitivas.

As pessoas ansiosas podem ter na competição um gatilho para crise. Portanto, o ideal é procurar uma modalidade mais acolhedora e que te faça feliz.

A musculação, corrida de rua e práticas que não exigem se adequar ao horário de um grupo são interessantes.

Tendo em vista que, poderá encaixar em sua rotina sem depender de horário específico. Aspecto que ajuda a tranquilizar o ansioso.

Atividade física ajuda a controlar o consumo excessivo de alimentos

É muito comum que o ansioso desconte seus sentimentos no consumo excessivo de alimentos, especialmente os mais calóricos.

Quem pratica atividade física consegue redirecionar essa energia. Ao invés de consumir excesso de calorias, a energia poderá ser redirecionada para os treinos.

De modo que, consiga aproveitar intensamente o momento para relaxar. Fazer um exercício que gosta, ouvir músicas de sua playlist e aproveitar o momento para se divertir.

Afinal, quando a atividade física é um momento gostoso em seu dia, naturalmente consegue ter melhores resultados.

Não só no controle de sua ansiedade, como também terá resultados no emagrecimento. Uma vez que, vai controlar melhor a forma como lida com a comida. Ao mesmo tempo em que consegue comer menos.

Contribuindo para que possa ter bons resultados em relação ao controle de peso e melhora da composição corporal.

Uma vez que, terá melhora em seus hábitos e na qualidade de vida. Aspectos que são importantes para que possa ter uma rotina mais saudável e feliz.

Leia também: Reeducação alimentar para perder peso: entenda como fazer em 6 passos

Como me comportar para ajudar a controlar a ansiedade?

Algumas mudanças vão além de seguir as orientações de seu psicólogo, por exemplo:

1. Tomar chás calmantes

Os chás calmantes são de grande ajuda para o controle da ansiedade. Chá de camomila e erva cidreira, por exemplo, podem se tornar parte de sua rotina.

Seja para o consumo durante o dia visando estar menos ansioso para lidar com as questões que precisa resolver em sua agenda, seja antes de dormir.

Afinal, a insônia é um dos fatores que aumenta a predileção pelo consumo de alimentos calóricos. Portanto, vale a pena incluir o consumo de chás em sua rotina alimentar. Especialmente sem a adição de açúcar ou adoçante.

2. Praticar meditação

A meditação auxilia a controlar a ansiedade, possibilitando um ótimo resultado em relação ao controle emocional.

Além de auxiliar no controle da ansiedade, a meditação gera relaxamento, bem-estar e aumenta o poder de concentração.

A prática de meditação desencadeia uma série de benefícios para a saúde física e emocional. Sendo indicado para quem deseja melhorar a própria qualidade de vida.

3. Organize a sua rotina

Não é raro que a falta de organização da rotina seja um fator que desencadeia crises de ansiedade ou uma sensação muito desconfortável.

O ideal é que ao organizar a sua rotina, você consiga ter melhores resultados, otimizando seu tempo e evitando que a falta de organização seja responsável como gatilho de ansiedade.

4. Tentar dormir bem

Ter uma rotina de sono é indispensável para que possa ter ótimos resultados no controle da ansiedade e de seu peso.

As noites de sono reparadoras são responsáveis por garantir bem-estar, liberação de hormônios relacionados ao prazer e relaxamento.

Portanto, é fundamental adotar como hábito dormir bem todas as noites. E para tal, vale a pena ter uma rotina apagando luzes, deixando o celular de lado e a televisão também.

De modo que, o escuro prepare seu corpo para dormir tranquilamente. Um chá de camomila bem morninho antes de dormir pode ser parte de seu ritual de relaxamento.

Ansiedade aumenta o consumo de alimentos?

A ansiedade está comumente associada ao aumento do que chamamos de “fome emocional” que é o desejo por consumir alguns tipos de alimentos específicos.

Por isso, o ideal é que a ansiedade esteja controlada e os hábitos alimentares também. Procurar consumir alimentos mais saudáveis te ajuda a dominar o hábito de comer por ansiedade.

Uma alimentação equilibrada, nutritiva e pensada para suas demandas evita justamente que ocorram episódios de excessos nos alimentos.
Portanto, vale a pena manter todos os cuidados possíveis em relação ao excesso de peso e controle da ansiedade.

Tendo em vista que, é fundamental aliar atividade física regular, boa alimentação, boa rotina de sono para que seja possível perder peso e controlar a ansiedade.

Ao controlar a sua ansiedade será natural comer menos calorias de alimentos pouco nutritivos. Contribuindo para que a perda de peso ocorra de forma natural e saudável.

E não se esqueça que, apesar de oferecermos dicas funcionais, o seu psicólogo deve ser consultado para te auxiliar no controle de sua ansiedade. Garantindo mais qualidade de vida para sua rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.