Dieta Atkins: Tudo sobre a dieta + Cardápio

A dieta Atkins foi a primeira a cortar o consumo de carboidratos, tendo sido proposta para uma mudança física rápida, proporcionando a perda de peso e alteração estética perceptível.

O que faz com que a dieta seja seguida até hoje por quem busca uma perda de peso significativa e saudável.

Criada pelo cardiologista norte-americano Robert Atkins, essa forma de se alimentar pode potencializar os resultados na sua perda de peso, trazendo inúmeros benefícios.

Nós vamos te explicar como ela funciona e te mostrar como construir um cardápio que realmente te proporcionará benefícios na perda de peso, confira a seguir!

dieta Atkins

Entendendo a dieta Atkins

Ao aderir a dieta Atkins, é necessário cortar o consumo de carboidratos por alguns dias, para depois reinserir o consumo desses alimentos na sua rotina.

Dessa forma, será possível ter uma perda de peso saudável, rápida e que é dividida em 4 etapas para a real mudança de seu corpo. Garantindo uma transformação eficiente e que é capaz de eliminar muitos quilos sem a recuperação posterior deles.

Frequentemente a dieta Atkins é indicada para pessoas que desejam perder muito peso, especialmente acima dos 20 quilos. Isso ocorre por ser uma dieta que promove alta saciedade com baixo consumo calórico.

Possibilitando que o metabolismo se acelere ao longo das 4 etapas de dieta. Especialmente se em paralelo a pessoa opta por iniciar uma rotina de atividade física. Que poderá tornar o processo ainda mais rápido.

4 fases da dieta Atkins

Dividida em 4 fases, a dieta Atkins tem por objetivo alterar o seu padrão habitual na alimentação, visando uma mudança no peso que é bastante rápida e positiva para a saúde.

1° fase: indução

Na primeira fase os carboidratos ficam limitados a apenas 20 gramas por dia, o que é equivalente a 1 maçã pequena.

Fica liberado comer carnes de todos os tipos, ovos, queijos e castanhas, sempre de olho para não consumir mais que 20 gramas de carboidratos.

Nessa fase estão liberados o consumo de azeite, manteiga, alface, rúcula, rabanete, cogumelos, nabo, pepino, repolho, gengibre, escarola, cebolinha, salsa, aipo e limão.

Essa fase deverá ser mantida por 2 semanas ou 14 dias, possibilitando uma perda bastante acelerada. É muito importante não cometer equívocos e se exceder no consumo de carboidratos durante essa fase.

2° fase: perda de peso acelerada

Na segunda fase o consumo de carboidratos sobe para 40 a 60 gramas por dia de carboidrato, seguindo um aumento de apenas 5 gramas por semana.

Ou seja, na terceira semana de dieta será possível consumir 25 gramas de carboidratos, na quarta semana 30 gramas e assim seguir até atingir os 60 gramas máximos.

O requeijão, muçarela, melão, morango, pistache e nozes podem ser adicionados nessa fase. A segunda fase é seguida até atingir o peso desejado ou no máximo, estar distante dele apenas 3 quilos.

Dessa forma, é possível seguir para a terceira fase que é uma etapa de pré-manutenção de seu peso.

3° fase: pré-manutenção

Na fase de pré-manutenção é possível consumir até 70 gramas de carboidrato, observando se haverá ganho de peso. Caso note algum aumento no peso consuma apenas 65 gramas.

Cada pessoa tem um ponto de equilíbrio e isso precisa ser observado para que possa passar para a quarta fase já tendo atingido o peso ideal. Nessa fase poderá consumir frutas, arroz, aveia e alimentos que são mais ricos em carboidrato como feijão e mandioca.

4° fase: manutenção

Essa fase permite o consumo de carboidrato na quantidade que te ajudou a manter seu peso, que foi descoberta na fase anterior.

O objetivo é manter o peso saudável consumindo alimentos naturais e equilibrados. Garantindo que possa manter o peso conquistado.

Leia também: Dieta da Proteína – Cardápio e guia completo para iniciantes

dieta Atkins

Cardápio para a fase 1 da dieta

A fase 1 costuma ser a mais difícil por causa da necessidade de adaptação, por isso, elencamos inspirações para te ajudar a saber o que comer nesses dias, confira!

1. Café da manhã

Consuma café sem açúcar, 2 ovos fritos em fio de azeite e queijo parmesão na primeira refeição do dia. O lanche da manhã pode ser uma gelatina diet sem açúcar adicionado.

2. Almoço

No almoço, uma salada verde com azeite e limão + 150 gramas de carne ou frango grelhado contribuem para manter a saciedade.

3. Lanche da tarde

No lanche, consuma meio abacate com 1 fio de creme de leite.

4. Jantar

No jantar é possível repetir o almoço ou consumir uma omelete com presunto e salada verde temperada com azeite.

Leia também: Jejum intermitente – Passo a passo para iniciantes (EMAGREÇA COM SAÚDE!)

Dieta Atkins é um estilo de vida

O aspecto mais interessante em relação ao cardápio da dieta Atkins é que o modelo funciona como um estilo de vida, não sendo uma dieta com data para começar e terminar.

Após estabilizar seu peso, é possível manter os hábitos que foram conquistados ao longo da dieta.

Dessa forma, é possível evitar o reganho de peso que é um dos problemas mais comuns quando existe uma perda de peso muito significativa.

Se baseando no cardápio da primeira fase, é possível ter uma alimentação variada em sabores e trabalhar o cardápio adicionando alimentos e variando os preparos de acordo com o avanço nas fases e seu próprio paladar.

Truques para manter a boa forma durante todo o processo

Perder peso é algo complexo por ser multifatorial. Portanto, é interessante que durante a adaptação adote também o hábito de beber dois litros de água por dia no mínimo.

Dessa forma, será possível manter seu intestino em pleno funcionamento. Além de evitar dores de cabeça e fadiga que são comuns no início de uma mudança alimentar expressiva como ocorre com a dieta Atkins que corta o consumo de carboidratos em excesso.

Outra dica que nunca deixa de ser valiosa é começar a prática de atividade física. Tendo em vista que, o exercício queima calorias e ajuda a manter o metabolismo acelerado.

Possibilitando que a perda de peso seja mais acelerada ainda, proporcionando uma transformação rápida na eliminação de vários quilos com a conquista de bons hábitos para sua qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.