Musculação emagrece? Confira se deve investir na modalidade

Sabia que a musculação emagrece? Muitas pessoas evitam a prática de musculação, no entanto, o método é eficiente e seguro para um emagrecimento saudável e de longo prazo.

Nós vamos te explicar detalhadamente como a musculação pode ser sua aliada para emagrecer muitos quilos. Contribuindo para a mudança estética e para que tenha uma composição corporal mais saudável.

Afinal, muitas pessoas acreditam que fazendo musculação vão ficar com o corpo grande e musculoso. Quando na verdade, o método apenas irá modelar seu corpo. Enquanto contribui para o ganho de massa muscular e perda de gordura.

Musculação emagrece

Entenda como a musculação emagrece

O corpo é constituído de forma resumida e simplificada de água, massa magra e massa gorda. Quem deseja emagrecer tem por objetivo diminuir a massa gorda presente no corpo.

Isso significa dizer que é preciso queimar a gordura e estimular a massa magra para ocupar espaço sob a pele.

Dessa forma, é possível combater a flacidez e excesso de pele quando o emagrecimento requer a eliminação de muitos quilos.

Portanto, podemos dizer de forma resumida que a musculação emagrece ao contribuir para eliminar o excesso de gordura por causa dos treinos intensos.

Ao mesmo tempo em que atua estimulando o aumento da massa magra, por causa da força executada ao longo dos treinos.

Esse conjunto de fatores faz com que seja possível ter uma perda de peso saudável, natural e que é estimulada a cada treino.

Possibilitando que o organismo tenha ótimos resultados sempre que houver um bom desempenho nos exercícios. Proporcionando a queima de gordura ao mesmo tempo em que melhora o metabolismo por estimular a musculatura.

Musculação e Obesidade | Como perder peso e emagrecer com segurança | Dr Tannure

Desenvolver massa magra na musculação não te deixa maior

Muitas pessoas associam a musculação com pessoas de corpos definidos e volumosos em músculos. No entanto, atingir esse resultado não é tão simples!

A realidade é que, para ter um corpo definido com músculos grandes é necessário associar alimentação saudável, treinos intensos e em muitos casos suplementos.

De modo que o conjunto e a dedicação por anos contribuem para que seja possível ter um bom resultado em relação a transformação corporal.

Com os treinos e uma alimentação que oferece déficit calórico com nutrientes de boa qualidade, é possível ter uma perda de peso saudável e que oferece estímulo para manter a massa magra.

Aspecto que é fundamental para evitar o efeito de pele flácida e um emagrecimento com efeito sanfona.

Tendo em vista que, a musculação possibilita estimular a musculatura todos os dias. E com isso, o emagrecimento será saudável fazendo a manutenção da massa magra.

Mesmo que não ocorra um ganho para preencher a pele e evitar flacidez em excesso, é possível manter a massa magra já existente, garantindo perda de peso sem desacelerar o metabolismo.

Esse conjunto de fatores possibilita que a mudança corporal seja saudável, significativa e traga resultados de curto e longo prazo.

Musculação pode ajudar a evitar o efeito sanfona?

Quando associado a um estilo de vida saudável, sim! O que acontece é que, a musculação estimula os músculos a se desenvolverem.

Ao longo dos treinos ocorre progressão de cargas e periodicamente o professor altera o estímulo que oferece.

Dessa forma, é possível desgastar constantemente os seus músculos de forma estratégica. Aspecto que contribui para que a musculatura se desenvolva continuamente.

E é justamente isso que faz o corpo gastar muitas calorias, construindo os músculos que precisa para se tornar mais resistente a cada treino.

Quem consegue manter uma rotina de treinos intensos e uma boa alimentação, conseguirá manter o peso por muitos anos. Evitando o terrível e indesejado efeito sanfona.

Uma vez que, o metabolismo se torna cada vez mais eficiente conforme ganha massa magra. E ao mesmo tempo, o treino em alta intensidade na musculação é capaz de queimar muitas calorias.

Veja também: Treino em casa: ajuda a perder peso?

Preciso associar musculação e treinos aeróbicos para emagrecer?

Não necessariamente! A musculação realmente intensa com uma dieta saudável é suficiente para promover queima intensa de calorias.

No entanto, a prática de exercícios aeróbicos é aconselhada para que seja possível ter um bom resultado na melhora do sistema cardiorrespiratório.

E isso é fundamental para que seja possível ter como resultado a progressão das cargas. Quem não treina o cardiorrespiratório terá dificuldade de aumentar a intensidade de seu treino.

Justamente por apresentar tontura, falta de ar e outros sintomas de um corpo que não foi globalmente preparado para uma carga intensa.

Portanto, fazer alguns minutos de aeróbico todos os dias ou 3 vezes por semana é de grande ajuda para quem realmente deseja mudar a estética do próprio corpo.

Além de ser benéfico para melhorar a performance no treino, o exercício aeróbico melhora sua resistência para atividades simples do cotidiano.

Subir escadas, correr para pegar um ônibus ou brincar com seus filhos é mais fácil quando pratica atividades aeróbicas. Afinal, prepara o corpo para essas tarefas simples de seu dia.

O segredo para emagrecer é a dieta

Não gosta de musculação? Então saiba que é possível fazer outra modalidade e ter resultados. A realidade é que, o segredo para ter resultado consiste em fazer uma atividade física intensa e que proporciona bem-estar.

Associado a bons hábitos alimentares para que seja possível diminuir o consumo calórico e estimular seu corpo em prol do emagrecimento desejado.

Seja qual for a atividade que optar por fazer, uma dieta equilibrada é o que proporcionará emagrecimento. Muitas pessoas começam a musculação e engordam ao invés de emagrecer.

Justamente por estar treinando intensamente, fazendo com que sinta mais fome. E ao invés de comer comida saudável, acaba consumindo alimentos muito calóricos.

Portanto, o ideal é fazer uma dieta adequada para o seu desejo de perder peso. Garantindo que seus esforços na academia possam trazer ótimos benefícios, proporcionando a perda de peso que deseja conquistar.

Afinal, é possível ter resultados com corrida, dança, jump e qualquer outra modalidade. Muito embora a musculação seja a ideal para uma transformação completa de seu corpo, é preciso apenas definir o que realmente gosta de fazer, associar o treino com a dieta e começar a colher os resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.