Reeducação alimentar para perder peso: entenda como fazer em 6 passos

Seu sonho é fazer uma reeducação alimentar, para comer com variedade e perder peso? Nós podemos te ajudar!

A mudança no padrão alimentar é justamente o que faz com que ocorra perda de peso significativa.

O estilo alimentar é determinante para que seja possível ter uma alimentação que nutre o corpo e que possibilita bons resultados estéticos.

Portanto, é interessante que toda pessoa ao reconhecer hábitos alimentares ruins, mude esses padrões e possa reeducar o próprio paladar.

Nós vamos elencar alguns dos principais passos que podem ser adotados com o objetivo de fazer essa mudança aos poucos, para que seja sustentável.Reeducação alimentar

Reeducação alimentar: uma jornada a ser iniciada

A reeducação alimentar consiste na mudança de hábitos alimentares, visando a perda de peso e aumento da qualidade de vida.

Alguns passos são importantes e precisam ser tomados. No entanto, não é necessário fazer uma mudança drástica! É possível e indicado adotar um passo por vez, fazendo mudanças sutis que são capazes de trazer bons resultados.

Nós elencamos alguns dos principais passos para uma reeducação alimentar saudável, visando a mudança corporal, confira!

1.  Beba mais água

Antes de mais nada, é interessante começar a se policiar em relação ao consumo de água. É muito comum beber chá, suco, refrigerante e deixar a água de lado.

Isso ocasiona aumento do apetite e diminuição do metabolismo. O corpo precisa de no mínimo 2 litros de água para funcionar bem todos os dias.

Portanto, vale a pena incluir na rotina o consumo de água, levando uma garrafa consigo para todos os lugares. Dessa forma, terá maior facilidade de beber água em detrimento de outras bebidas.

E se tem o hábito de consumir bebidas com açúcar, a simples mudança para consumir mais água vai ajudar a poupar calorias e iniciar o emagrecimento.Consuma mais proteína

2.  Consuma mais proteína

É muito fácil consumir carboidratos em todas as refeições, mas a proteína é mais eficiente em saciar e promover a aceleração do metabolismo.

O hábito de incluir proteínas em todas as suas refeições é justamente um aliado para o ganho de massa muscular e perda de gordura.

Contribuindo para um corpo com boa forma física e resultados estéticos significativos. O consumo regular de proteína auxilia no bom funcionamento do organismo.

Portanto, incluir ovos, frango, carnes, leite e derivados em sua rotina ajuda a melhorar a qualidade da sua alimentação. Contribuindo para a facilitação da sua perda de peso.

3.  Diminua o consumo de açúcar

Leia também: Jejum intermitente – Passo a passo para iniciantes (EMAGREÇA COM SAÚDE!)

Diminuir o consumo de açúcar é um hábito muito saudável, que evitará diabetes tipo 2 como parte de seu futuro!

O açúcar adicionado ao café, suco, chás e receitas sobrecarrega seu corpo. Especialmente se a sua rotina é de refrigerantes e muita comida industrializada.

Portanto, vale a pena adotar o hábito de diminuir o consumo de açúcar, visando a manutenção de sua saúde e a perda de peso como consequência principal.

Eliminar o refrigerante da rotina é um grande passo com o objetivo de diminuir a ingestão diária de açúcar.

Além disso, ao habituar seu paladar para consumir menos doce, é possível começar a reduzir o açúcar nos alimentos como café e sucos. Aos poucos essa mudança transforma o paladar e proporciona prazer em consumir alimentos ácidos, amargos e não apenas os itens doces.

4.  Prefira alimentos naturais

Cozinhar a sua própria comida é um dos fatores que vai te ajudar a mudar a sua alimentação. Fazer feira dando preferência a comprar todas as frutas, legumes e verduras que gosta de consumir ajuda a economizar dinheiro e melhorar sua saúde.

Fazer a própria comida garante um tempero agradável, opções naturais e perda de peso acelerada. Sem a necessidade de consumir alimentos com pouco sabor ou sem graça.

Consumir saladas repletas de texturas, bife acebolado, arroz, feijão, promove uma alimentação saborosa e equilibrada. Permitindo degustar ótimos sabores de comida natural.

E preparar toda a comida da semana, colocar em potes e congelar também é uma alternativa para uma alimentação mais saudável e prática.

Te livrando de ter que cozinhar todos os dias, ao mesmo tempo em que possibilita uma refeição saudável, variada e saborosa. Em poucas horas de preparo é possível otimizar ingredientes e fazer refeições para 15 dias.

5.  Diminua o consumo de bebida alcóolica

O consumo regular de bebida alcoólica acaba sendo muito prejudicial para a saúde, ao mesmo tempo em que engorda.

As bebidas alcóolicas em geral são muito calóricas além de que o álcool é prejudicial para o metabolismo.

Portanto, quem gosta de beber muito e com grande frequência, deve adotar o hábito de reduzir esse consumo para algo mais pontual. Além disso, deverá ter o cuidado de consumir sua bebida favorita e também beber água em conjunto.

Dessa forma conseguirá minimizar a desidratação causada pelo álcool, proporcionando um resultado menos prejudicial para o próprio organismo.

6.  Pense sempre na qualidade

Outra dica valiosa para a reeducação alimentar é montar seu prato pensando na qualidade dos alimentos. Ou seja, entre consumir um alimento refinado ou integral, prefira o integral que tem mais qualidade de nutrientes.

Entre repetir o arroz e repetir uma salada colorida, fique com a salada que oferece mais nutrientes. Perceba que, a boa alimentação é fundamental para que seu corpo tenha nutrientes necessários para o bom funcionamento.

Portanto, vale a pena se alimentar com o foco na qualidade, pensando nos nutrientes antes de escolher seus alimentos.

Prefira sempre consumir aquilo que gosta, experimentar novos sabores e novos preparos. Dessa forma, poderá ampliar seu paladar e escolher cada vez melhor aquilo que consome.

Aos poucos, essas mudanças se refletem no seu peso, ajudando a reduzir o peso e diminuir muito expressivamente a sua gordura acumulada.

Fazer atividade física também é de grande ajuda em relação a alteração de sua composição corporal. Possibilitando que os resultados obtidos sejam mais acelerados.

Afinal, é muito importante manter a perda de peso acelerada para que isso proporcione motivação para que consiga se manter por tempo suficiente na busca por um corpo mais saudável. A mudança de alimentação tem o objetivo de nutrir o corpo e melhorar a forma física.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.